sábado, 30 de junho de 2012

Coca-Cola lança projeto de reciclagem de latas e garrafas PET!

A Coca-Cola, maior marca de bebidas do mundo, lançou um projeto piloto para reaproveitar todo o material produzido e descartado a partir de seus produtos. O refrigerante feito pela empresa é consumido por bilhões de pessoas em todo o mundo, fator que aumenta ainda mais a quantidade de material descartado em aterros ou lixões, causando um enorme impacto ambiental.


Por esta razão a companhia se uniu com uma líder em reciclagem de materiais de consumo, e juntas lançaram um projeto que consiste na criação de uma grande máquina de reciclagem chamada “Reimagine”. As empresas se comprometeram em reciclar e reutilizar todos os recipientes.

O projeto é o resultado da colaboração entre a Companhia Coca-Cola de Reciclagem e a multinacional Envipco, líder em tecnologia de reciclagem de consumo. As empresas anunciaram em novembro passado que os contêineres para coleta do material seriam introduzidos no final do mesmo mês, na cidade de Arlington, no Texas, local dos testes.

Desde a introdução da primeira embalagem de bebida com PET reciclado em 1991, a Coca-Cola tem investido dólares no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem viáveis ambientalmente.

O destino de sua própria produção agora teria um final ambientalmente correto. Os contêineres podem armazenar até 65.000 latas de alumínio e garrafas PET. Basta depositar os produtos descartados em uma sacola especial oferecida pela própria máquina, que ela cuidará de coletar e processar os resíduos no mesmo local. Cada vez que você visita um contêiner ele contabiliza quantas embalagens foram depositadas oferece pontuações que podem ser acumuladas ou doadas a uma escola que receberá um benefício.

As latas e garrafas podem ser recicladas e transformadas em muitas coisas. O resultado deste projeto, no caso de latinhas de alumínio, será o reaproveitamento do lixo em novas produções dos mesmos materiais. As garrafas PET poderão ser transformadas em roupas, mochilas, bonés, tapetes ou até mesmo em outras garrafas.

Os contêineres de reciclagem da coca-cola foram projetados para oferecer aos consumidores novas opções de reciclagem de suas garrafas e latas de bebidas consumidas. Para as famílias que não tenham lixeiras de reciclagem na calçada ou pequenas empresas e grupos de comunidade sem disponibilidade para a reciclagem comercial, o Reimagine fornece uma maneira eficiente de reciclar grandes quantidades. Os recipientes de bebidas usadas podem ser depositados a granel, tornando-se uma forma conveniente para processar as garrafas e latas usadas. 

A primeira máquina foi introduzida em comunidades onde a oportunidade de aumentar a reciclagem é grande. O Reimagine é uma unidade compacta e auto-suficiente. O contêiner pode ser colocado em grandes centros de compras, parques empresariais e outros locais de tráfego intenso. A primeira unidade, no Texas, será localizada em um estacionamento de shopping. Porém, a intenção é expandir a iniciativa por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário